Meditação: entenda como a prática pode te ajudar a estudar
Dificuldade de concentração, ansiedade, estresse e falta de autoconfiança. São muitos os fatores que podem te atrapalhar na hora de estudar. Por isso, a meditação pode ser uma ótima saída para fortalecer a saúde mental, assim como aumentar o bem estar e melhorar o desempenho nos estudos.
O que é meditação?
A meditação é uma prática que ajuda a regular o corpo através da focalização da atenção, da postura e do controle da respiração. Dessa forma, ela pode ser capaz de proporcionar tranquilidade, concentração, bem como a redução do estresse e ansiedade.
O ato de meditar é um exercício de presença, ele exige concentração e atenção. Dessa maneira, é preciso que se estabeleça um processo intencional em que se conduz o foco para algo interno ou externo – uma âncora. Mais do que “refletir sobre algo”, meditar é um estado de atenção plena.
Como praticar?
Apesar de exigir atenção também para a postura e respiração, a meditação não envolve um conjunto de técnicas complexas. Ela se trata de uma prática simples, uma habilidade que pode ser desenvolvida quando trabalhada como um hábito. Para começar você pode:
- Separar um horário específico: se você não tiver muita disponibilidade na sua rotina, não se preocupe. Trabalhe com o tempo que você possui, algo como 10 minutos por dia já pode ser um bom começo.
- Desligue os aparelhos eletrônicos: lembre-se que a meditação é um exercício de presença. Dessa forma, você precisa fazer o possível para reduzir as distrações e se dedicar ao máximo apenas para essa tarefa.
- Esteja à vontade: sente-se em um ambiente confortável, com a coluna ereta e feche os seus olhos.
- Preste atenção na respiração: conduza-a lentamente, dedique atenção também aos seus batimentos cardíacos. Ao respirar fundo, inspirando e expirando, deixe todos os pensamentos que vierem até você serem levados embora.
Durante o processo de meditar é normal que as distrações e a vontade de fazer outra coisa apareçam. Por isso a importância de uma âncora, como a respiração ou os batimentos cardíacos. Contudo, se ainda assim for difícil se concentrar, você pode tentar a meditação guiada. Nessa modalidade um profissional te guia enquanto você está praticando a meditação com frases e dicas que ajudam a acalmar a mente. Confira aqui alguns aplicativos de meditação guiada que podem te ajudar.
Meditação: entenda como a prática pode te ajudar a estudar
A ideia de sentar em um ambiente calmo, sem fazer qualquer outra coisa durante um período de tempo, conduzindo seu foco e afastando distrações te lembrou de alguma coisa? Pois é… os estudantes de plantão já fazem algo parecido. Por isso, a prática é tão interessante quando falamos de aplicá-la aliada aos estudos. Veja alguns dos benefícios:
- Disciplina: sentar para meditar, de forma regular, com atenção plena pode ser difícil. Para estudar também. Dessa maneira, meditar regularmente pode te ajudar com a regularidade e o foco.
- Alivia o estresse: acalmar os pensamentos e esvaziar a mente pode te ajudar a reduzir o estresse.
- Pode te deixar mais criativo: confira um estudo sobre isso.
Ainda não está convencido? Veja o que a ciência está falando sobre a prática e comece a meditar!
Leave a Comment