Dúvidas na hora de escolher uma graduação
Escolher o curso que irá prestar no vestibular é um passo importante na vida de todo estudante da terceira série do Ensino Médio. É quando ele precisa escolher a profissão que mudará o seu futuro. Não à toa surgem inúmeras dúvidas na hora de escolher uma graduação. Contudo, para tomar essa decisão mais fácil, ao escolher o curso, o estudante deve levar em consideração toda sua bagagem cultural, social e as habilidades e afinidades que têm com determinadas disciplinas, conteúdos e ensinamentos adquiridos durante sua trajetória acadêmica.
A influência da família
Em muitos casos os pais são responsáveis e influenciam a escolha dos filhos. Por exemplo, médicos tentam encaminhar seus filhos para cursar Medicina, assim como outros profissionais para outras áreas, como Direito ou Engenharias.
“Isso se dá pela base no histórico familiar ou até mesmo pelo imaginário de que o(a) estudante será auto suficiente, terá estabilidade financeira ou será bem-sucedido(a). Essa influência, caso seja bem conduzida e orientada, desde que o estudante realmente queira seguir a profissão dos pais ou a que eles julguem apropriada, é válida. Do contrário, pode frustrá-los e isso é muito ruim”, explica o coordenador pedagógico do Elite Curitiba unidade Ponta Grossa, Gilberto Gueretz.
Dúvidas na hora de escolher uma graduação: como tomar essa decisão?
Fazer testes vocacionais, estudar o mercado de trabalho, bem como avaliar as competências e habilidades técnicas e socioemocionais. Conversar com profissionais da área, assim como analisar a credibilidade e como ingressar em determinada instituição de ensino. Além disso, pensar em construir uma carreira conforme as expectativas e prioridades. Essas são algumas formas de refletir que podem contribuir na hora de escolher qual graduação cursar. A principal dica é aproveitar esse momento para olhar para si mesmo. Afinal, ele pode ser também uma ótima oportunidade de autoconhecimento.
“A escolha do aluno deve ser baseada na sua identificação com a área de interesse a fim de detectar afinidades e domínio das disciplinas ou conteúdos condizentes com a área. Isso é necessário para que, em seguida, o estudante possa direcionar sua atenção para o curso de preferência, que pode ser por meio da interação e da identificação com profissionais das áreas de interesse. Além disso, a informação e o conhecimento contribuem para uma melhor tomada de decisão, por isso ler e estudar bastante a respeito do curso que pretende fazer é fundamental”, aconselha o coordenador pedagógico do Elite Curitiba unidade Ponta Grossa.
Ensino de base
A vida universitária é o início de uma caminhada profissional e contribui para o crescimento pessoal, aquisição de novos conhecimentos e aumento de networking. Dessa forma, a preparação é a chave independente do curso escolhido, e isso requer muito foco nos estudos, bastante dedicação, disciplina e determinação.
De acordo com Gueretz, o momento de escolher qual vestibular prestar é de empolgação, mas também pode causar medo. Afinal, principalmente no mundo atual que surgem novas opções de profissões a cada momento e que as informações estão cada vez mais rápidas. Por isso a necessidade de um ensino base estruturado, que ajude o estudante a desenvolver seus interesses e identificar suas competências. “Isso fortalece e prepara o(a) estudante para esse evento que, muitas vezes, é apavorante. Então, independente de qual seja a área ou curso que o(a) estudante escolher, estará confiante para enfrentar esse desafio”, garante.
Leave a Comment