Confira os comentários da 1ª fase da UFPR 2024

MATEMÁTICA:
A prova de matemática da UFPR/24 está muito bem equilibrada com textos assertivos e de fácil interpretação. Dentro do componente de matemática espera-se que o aluno seja capaz de elaborar estratégias e propor argumentos para a solução de problemas que na minha opinião foi a proposta do vestibular prova da UFPR. Em contrapartida acredito que se fosse disponibilizado o formulário aos alunos isto favoreceria o aluno que se dedicou durante o ano na sua preparação, afinal teria que “decorar” menos coisas.
Professor Sammy

“A prova de Matemática/UFPR foi bem elaborada. Contemplou conteúdos como funções, geometria analítica, sequências, geometria espacial, análise combinatória, polinômios além de permitir que o aluno utilizasse das habilidades de raciocínios e competências para articulações nos desenvolvimentos. Ademais, privilegiou o bom aluno que é o caso dos nossos vestibulandos Elite.”
Professor Lawrence

QUÍMICA:
A prova de Química da primeira fase da UFPR abordou uma vasta gama de conteúdo. Uma prova boa! A questão sobre a creatina exigiu conhecimentos sobre ionização de ácidos e sobre composição das espécies em função do pH. Estes assuntos foram abordados em aula. Parabéns aos nossos alunos que abraçaram este desafio com coragem e determinação!
Professor Pedro Atkins

HISTÓRIA:
A prova de História da UFPR, foi de bom nível de conhecimentos dos períodos importantes do programa.
Comentamos em sala vários temas e questões que foram solicitadas.
Ex: CIVILIZAÇÃO HELENÍSTICA, o GOLPE NO CHILE, a OPERAÇÃO CONDOR, a CONQUISTA DOS ASTECAS pelos espanhóis, a GUERRA DO PARAGUAI, o RENASCIMENTO URBANO e COMERCIAL MEDIEVAL e assim por diante.
Parabéns ao Departamento de História da Universidade Federal e aos nossos alunos que acreditaram e se esforçaram bastante.
Professores Sergião e Denise

GEOGRAFIA:
Prova bem elaborada com temas diversos como biogeografia, demografia, economia, hidrografia, urbana, migrações, geografia política e geopolítica. As questões trataram de assuntos relevantes muitos deles com temas atuais como os dados preliminares do último censo do IBGE e migrações internacionais. Abordou a tão importante questão hídrica e a geografia regional. Deu-se ênfase ao domínio do conhecimento e não a “decoreba”, premiando assim candidatos que buscaram, ao longo da sua preparação, ampliar seus conhecimentos articulando com a realidade vivida e com outras áreas do conhecimento como a história. Prova bem equilibrada e estruturada, com temática estudada ao longo do Ensino Médio.
Professor Herlon

FÍSICA:
Assim como nas versões pós 2015, a prova estava em um nível fácil, na prática é difícil encontrar um vestibular de física com questões tão fáceis no país, dentre as universidades públicas. A questão mais difícil exigia uma razão entre forças centrípetas e a mais fácil pediu uma unidade de tempo, essa última foi até motivo de comentários jocosos, pois poderia ser resolvida com certa facilidade por crianças nas fases intermediárias do ensino fundamental (foi feito um teste com crianças de 8 a 9 anos e elas resolveram).
Sei que no processo de 2015 a banca sofreu críticas ferrenhas por parte da mídia, e em 2016 tiraram o formulário e diminuíram o nível da prova.
Mas isso não justifica uma prova tão fácil. Fazendo uma analogia, ao comer um prato não é bom encher de sal e nem deixar muito salgado. Paralelamente, ao se elaborar uma prova também se deve ponderar para que não fique muito difícil e nem muito fácil, pois os dois casos podem desajustar o critério de seleção, dado que as outras matérias não estão nesse nível facílimo e isso cria virtualmente um peso diferente ao estudar elas.
Professor Tiago

INGLÊS:
Prova contendo textos do cotidiano capturados em sites de notícias. Vocabulário de bom nível de textos jornalísticos. Informações para serem concluídas através da leitura dos textos. Uma novidade…. uma questão de gramática referente a tempos verbais. Prova que exigiu muita atenção, muito conhecimento de vocabulário, capacidade de interpretação, conhecimentos de gramática e observação para concluir e chegar nas alternativas corretas.
Professor Jomar

A prova de língua inglesa da UFPR de modo geral não estava difícil, priorizando o uso da linguagem através de textos de interesse geral, cujas questões em sua maioria estavam bastante obvias, mas obrigando o candidato a mostrar domínio bom de vocabulário. Para compensar, foi elevado o nível de exigência gramatical na questão 86 (About 90 percent of species…).
Professor Tony

FILOSOFIA:
A Universidade Federal do Paraná mais uma vez nos apresentou uma prova bem básica e simples. Cobrou para cada questão um texto proposto, como era previsto. Foi bem pontual e objetiva em cada pergunta. Para os alunos que tinham uma noção básica dos textos não houve nenhuma dificuldade nas resoluções.
Professor Edvan

SOCIOLOGIA:
A prova de Sociologia, por sua vez, apresentou uma complexidade maior do que em filosofia. Os enunciados e as alternativas eram longos, o que certamente para alguns alunos, tornou a prova cansativa. Contudo, as questões apresentaram temas e autores dos textos propostos, exigindo dos candidatos um bom conhecimento sobre as obras, ideias e teses dos autores. Mais uma vez a prova de Sociologia da Universidade Federal do Paraná se mostrou bem feita e bem seletiva.
Professor Edvan

LÍNGUA PORTUGUESA:
O vestibular 2023/2024 de Língua Portuguesa da UFPR manteve sua configuração de ser uma prova bastante reflexiva, não meramente conteudista, o que se comprova na necessidade de o aluno saber compreender e interpretar gêneros textuais de seu cotidiano, a exemplo de verbete de dicionário e ensaio. Em relação a esse último gênero, salienta-se a leitura de fragmento do escritor Ailton Krenak, recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras. Outra característica da UFPR presente na edição 2023/2024 foi a análise de estruturas textuais coesivas, principalmente quanto aos nexos estabelecidos por advérbio e conjunção, o que encerra casos de coesão sequencial. Além disso, a instituição manteve sua tradicional exigência de conhecimento vocabular, o que se confirma em testes que envolvem possíveis relações de sinonímia. Ademais, acerca das temáticas determinadas pelo exame, destaca-se a discussão sobre a formação histórico-social da língua portuguesa falada no Brasil, a partir de fragmento do livro Latim em Pó – obra que já embasara questões de outros exames seletivos em 2023, tal qual o da UNICENTRO e o da UTFPR. Além disso, foram proeminentes a reflexão referente à dicionarização do termo “pelé”, o que corrobora a necessidade de o aluno conhecer a atualidade das mudanças pelas quais o idioma passa, e o debate sobre expressões da coloquialidade, demonstrando que o idioma pode ser estudado não somente sob o crivo da norma culta, mas também do cotidiano linguístico. Por fim, é importante relevar que conceitos de gramática normativa também foram abordados na prova de Língua Portuguesa – seja em aspectos morfológicos (substantivo, adjetivo), seja em conceitos sintáticos (funções sintáticas ou pontuação). Essas abordagens, porém, foram exigidas de forma contextualizada – o que reafirma o caráter reflexivo do vestibular da UFPR.
Professor Mozer

BIOLOGIA:
Prova de nível médio com conteúdos concentrados (3 questões de Biologia Celular, 2 de Ecologia) não abordando temas clássicos, como Botânica, Embriologia, Histologia e Fisiologia animal. E, cabe ressaltar, que a questão 29 está ambígua:

29 – Durante a fotossíntese, as plantas convertem energia luminosa em energia química, resultando na produção de compostos orgânicos essenciais para a sobrevivência dos seres vivos. Considere as etapas da fotossíntese e assinale a alternativa que descreve corretamente a sequência dessas etapas.
A) Absorção de CO2 do ambiente → Liberação de O2 → Síntese de glicose → Fixação do carbono.
B) Absorção de O2 → Liberação de CO2 no ambiente → Fixação do carbono → Síntese de glicose.
►C) Absorção de CO2 do ambiente → Fixação do carbono → Síntese de glicose → Liberação de O2.
D) Liberação de O2 → Absorção de CO2 do ambiente → Fixação do carbono → Síntese de glicose.
E) Fixação do carbono → Absorção de CO2 do ambiente → Síntese de glicose → Liberação de O2.

Comentários:
Questão com resposta ambígua. Se analisarmos a equação fundamental da fotossíntese, a correta pode ser a alternativa C. Se analisarmos as etapas da fotossíntese, a liberação de oxigênio ocorre através da fotólise da água (fase fotoquímica) e a absorção e fixação do carbono ocorre depois (fase química), podendo ser válida a alternativa D.
Professor Cassiano

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